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Estradas

Aqui você encontra abordagens a respeito de pessoas negras das artes cênicas, já falecidas, além disso, há reflexões sobre tópicos da dança, teatro, quadril e educação.

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Quem está na foto: Josephine Baker
e Grande Otelo.

Revista O Cruzeiro, julho de 1939.
Fonte: Acervo do MASP (SP)

BRITO, Deise Santos. COREO[GRAFIA]. In Revista Pivô #2.  São Paulo, V.1, n.2, 2020, 2021, 2022. p.08.

OBS: Para tentar adquirir , entrar em contato com o Pivô Arte e Pesquisa através do site: https://www.pivo.org.br/en/

 

BRITO, Deise Santos. Prefácio: escrever o que se deseja ler. In kanzelumuka e PAULA, Murilo de (ORG). Acordar o chão: Dramaturgia em Danças Contemporâneas Negras. São Paulo: Edição Independente, 2021. p. 08-11.

Disponível em https://navegris.com.br/projetos/projeto/41/ebook-acordar-o-chao

 

BRITO, Deise Santos. Entre registros, contra-apagamentos e um “Plano de Abandono”. In LACERDA, Maitê. (ORG). Mover: Práticas Coreográficas de Escrita. São Paulo: SESC Pinheiros, 2021. Disponível em https://portal.sescsp.org.br/files/artigo/729ef987/ec48/4f43/88eb/dd0068addd6b.pdf

 

BRITO, Deise de. Pequeno ensaio para mover ou se a sala de aula fosse gerida pela pélvis? Por uma educação em Direitos Humanos, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 28-32, nov. 2020.

https://www.ia.unesp.br/Home/comunidade/direitoshumanos/por-uma-educacao-em-direitos-humanos.pdf

 

BRITO, Deise Santos. Casamento de Preto: um estudo a respeito do corpo negro a partir de Josephine Baker e Grande Otelo. 270fls. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2019. 

https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182600

OBS: Disponível apenas o resumo. 

 

BRITO, Deise Santos. Deslocamento de Artistas negras(os) no início do século XX: invólucro, desobediência e ocupação. Revista ASPAS. São Paulo, 2017. P. 114-125. file:///C:/Users/Lab/Downloads/131510-Texto%20do%20artigo-267764-1-10-20170919.pdf

 

BRITO, Deise Santos. Corporeidade que se desloca: tensão e conflito num corpo afro-diaspórico, uma análise da experiência de Grande Otelo no teatro brasileiro. Anais do Colóquio Internacional O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas - Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas. São Paulo, 2015. P. 121-130. https://drive.google.com/file/d/0ByzG7PZxvdD5WkFEOG83bl9ZZDdDTWdEOEFhWjB4YUxtV0V3/view

 

BRITO, Deise Santos. Um corpo sincopado: uma discussão sobre a influência do samba no trabalho do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. Campinas, 2012.  https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/BRITO_DEISE_DE.pdf

 

BRITO, Deise Santos. Casamento de Preto: Grande Otelo e Josephine Baker. Anais do VII Congresso da Abrace - Associação Brasileira de Pós-Graduação em Artes cênicas - Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Porto Alegre, 2012.  http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/teatrobrasileiro/Deise_Santos_de_Casamento_de_BRITO_Preto_Grande_Otelo_e_Josephine_Baker.pdf

 

BRITO, Deise Santos. Otelo, o grande revisteiro do teatro brasileiro. Anais Eletrônico do XI CONLAB. Salvador, 2011.

https://www.yumpu.com/pt/document/read/40913979/otelo-o-grande-revisteiro-do-teatro-brasileiro-deise-de-brito-escola-

 

BRITO, Deise Santos. Um Ator de Fronteira: A trajetória do ator Grande Otelo no Teatro de Revista Brasileiro do Século XX. 2011. 162fls. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-14122011-231051/publico/DISSERTACAO_DEISE_BRITO.pdf

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