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O Núcleo é acolhido pelo Arquivos de Okan com a ideia de experimentar e criar proposições artísticas. Deseja formação, mentoria, consultoria, provocações artística, palestra e afins, no campo das relações entre corpo, ancestralidade, memória e arquivo? Confira algumas parcerias já realizadas e conheça alguns espetáculos e atividades.
1. Formação
1.1 Escola Itaú Cultural
Criação e Elaboração do módulo 3 “Artes do corpo como metodologia” do curso autoformativo online “Percurso nas Artes para Professores.”
1.2. Instituto Criar de TV e Cinema (SP)
Encontro cuja abordagem foi focada nas percepções de Deise de Brito a respeito das obras e pensamentos de Bell Hooks (1952-2021): as reflexões- provocações da autora para a prática de uma educação antirracista, sua ideia sobre ética amorosa, além de seu legado e trajetória.
Junho de 2023
1.3. Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo e Projeto Corpo Mocambo (SP)
Gira de conversa “Escrita, crítica e pessoa negra na Dança” . O encontro foi um convite a um exercício de debate, a partir do trabalho do Arquivos de Okan, sobre as possibilidades de trajetos escritos críticos que assumam as relações entre corpo, memória, arquivo e produções de dança agenciadas por pessoas negras.
Junho de 2023
1.4. Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo e Projeto Corpo Mocambo (SP)
Realização da oficina “ Coreografia da Palavra: escrita de crítica em Dança.” O ciclo de encontros correspondeu a um conjunto de ações e trocas com ênfase no exercício da escrita de crítica em dança a partir das experiências da sessão Trajetos Apreciativos do site Arquivos de Okan. A atividade contou, também, com a participação da escritora colaboradora Mainá Santana.
Agosto e setembro de 2023
1.5. 7˚ edição do Mulheres em Cena organizado pela Cia Fragmento de Dança (SP)
Realização do “Laboratório de Escritas Críticas - Artes da Cena” , em conjunto com Ana Teixeira e Heloisa Sousa, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Setembro de 2023
2. Consultoria e Mentorias
2.1 Instituto Procomum – Projeto Colaboradoras (Santos – SP)
Mentorias realizadas para o artista Chagas Silva e as artistas Joana Chaves e Preta Jô
Julho a dezembro de 2022
2.2 Escola Itaú Cultural (São Paulo – SP)
Mentoria realizada para professores da rede municipal de ensino da cidade São Paulo dentro do projeto Percurso nas Artes para Professores
3. Provocações Artísticas
3.1 Grupo Meio
Obra: Babilônia (2022)
Depoimento: “Durante a montagem do espetáculo Babilônia tivemos a participação da provocadora cênica Deise de Brito, artista que nos guiou nas encruzilhadas de uma criação com a generosidade de alguém que partilha a sabedoria de navegar o caos e assumir uma aprendizagem e (re) invenção a partir do “eu sinto”, “eu vejo” e “preocupa-me”. Deise foi fundamental para o que criamos de pesquisa de corpo, ou como gostamos de dizer, para a invenção de corpos-paisagens em Babilônia” (Grupo Meio)
Foto: Lucas Reitano
3.2 Urubatan Miranda
Obra: Negaça
Depoimento:
“Falar sobre a obra “NEGAÇA”, traz muitas lembranças e questões reverberam até hoje quando partilho o trabalho. Reverberações que envolvem artistas que, em certa medida, transbordaram nesse processo comigo, como a Deise Brito, artista-provocadora que aceitou mergulhar comigo nesse grande rio, me afetar com o seu fazer, sua poética e sua forma afetuosa de se aproximar do trabalho.” (Urubatan Miranda)
Foto: Jeff Ghersi
3.3 Núcleo Ajeum
Obras: “Depoimentos para fissurar a pele” (2018) e “AJEUM” (2019)
Depoimento: Deise de Brito foi nossa provocadora em dois trabalhos do Núcleo, "Depoimentos para fissurar a pele (2018)” e "AJEUM (2019)”. Uma provocação que agia de forma minuciosa e precisa, assim como uma flecha de ode, flecha certeira. Compreendia de forma sublime a diferença entre opinião e provocação, criando espaços entre os objetivos e caminhos em que a direção pretendia chegar com o trabalho. Palavras entoadas por nossa querida "Exua" soavam como uma possibilidade de transformar, potencializar e estreitar os laços entre a dança, concepção e cena. (Núcleo Ajeum)
Fotos: Erico Santos / Raoni Reis
3.4 Desterro Coletivo
Obras: “Berro” (2021) e Entre[meio] (2023)
Depoimento: "Vemos as provocações como um elemento de estímulo ao movimento. Um importante olhar de fora que propõe um exercício constante de transformação, de reavaliação de certezas, vulnerabilidades, potências, organizações. Não somente a respeito da cena (como no caso da direção), mas também sobre o processo, que relaciona, propõe leituras, fricciona o projeto ao que é visto. E que nos impele a responder às eventuais dúvidas por meio do fazer. O exercício mental se coloca também (ou, sobretudo) como de ordem prática." (Desterro Coletivo)
Fotos: Rodrigo Kees
3.5 Coletivo Calcâneos
Obra: “Desde que o mundo é mundo” (2022)
Depoimento: Durante o processo de criação, falar e escutar sobre nossas vulnerabilidades, trouxe diversas reflexões e questionamentos de como transpor essa fala para o corpo; entre diversas formas de comunicação com o corpo, exalar esses sentimentos se tornou algo de grande facilidade para o coletivo, a proximidade com a fala, a identificação com a dor compartilhada foi um grande alicerce para a construção. As provocações da Deise de Brito trouxeram diversas possibilidades de caminhos, e de uma forma bem honesta nos fez ser estratégicos com o tempo, respeitando nossos limites, e os caminhos do próprio tempo. Criando assim um ‘e se...’ para memória do nosso futuro. (Coletivo Calcâneos)
Foto: Thamara Lage
3.6 Núcleo Negras Falas
Obra: “Território nosso: Falas”
Depoimento: Para nós do Núcleo FALAS vivenciar o trabalho de Deise com a pesquisa 'Devolva-me o meu qadril' está completamente em consonância ao que vimos trabalhando, pesquisando e desenvolvendo corporalmente na reintegração de posses de nossas corpAs negrAs dentro do processo criativo no qual estamos inseridas e inseride. (...) (Ciça Coutinho – matrigestora)
Foto: Acervo Núcleo Falas
3.7 Ouvindo Passos Cia de Dança
Obra: Fé: um lugar onde o tempo para. (2023)
Depoimento:
“Cartas, silêncios, alimentos, perguntas, “imposições", conflitos, conciliação...
Não há ordem, lugar e muito menos previsibilidade do que ocorrerá quando Deise de Brito resolve encarnar o princípio filosófico de Exu ao nos levar para as encruzilhadas que, de certo, sob sua percepção atenta e aguçada nos farão eclodir os sentidos. Nada gratuito, cada peça é sugerida depois de muitas análises, proximidades, estudos, convivência. Sua prática é sempre pautada no objeto de criação que deve emergir da (do) artista. No caso da Ouvindo Passos, tratava-se de dar vida ao espetáculo Fé - um lugar onde o tempo para, no qual desejava destacar o diálogo inter-religioso. (...)” ( Paula Salles integrante e co-fundadora)
Foto: Thamara Lage
4. Palestras e Conversas
4.1 Master Class – “Grande Otelo e a representação do corpo negro.”
Lançamento da plataforma todesplay em 18 de outubro de 2020
Convite da APAN – Associação de Profissionais do Áudio Visual Negro
4.2 Aula especial para turmas do Programa de Mestrado em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena
Disciplina: Metodologia da pesquisa
2019, 2020,2021, 2022, 2023
4.3 Participação em mesa do ciclo de encontros “Deu Preto sem 22”
Organizado pelo Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP (SP)
Tema: (Bi) Centenário para quem? – O lugar do negro na semana de arte moderna de 22
Setembro de 2022
4.4 Proseando com a Vênus
Ciclo de conversas com artistas: Paula Salles, Danna Lisboa, Silvana de Jesus, Mônica Cardim, Juliana Santos, Priscila Obaci, Camila Andrade e Inaiá Araújo.
4.5 SP Escola de Dança (SP)
Palestra intitulada “História da Dança: pessoas que criam”. Apresentação de percepções e narrativas de dança a partir das perspectivas de algumas artistas negras.
Junho de 2023
4.6 Grupo Meio (SP) - Canal do Youtube
Conversa sobre Provocação Cênica. Neste encontro virtual foram apresentados por Deise de Brito sua perspectiva e seus procedimentos acerca da ideia de Provocação a partir do trabalho com o Grupo Meio, na obra Babilônia.
Julho de 2023
4.7 Festival Kwanzaa – Escrevivências
Realização de mediação na roda de conversa “Arte, Escrevivência, Corpo e Movimento”. A conversa teve as participações de Ms. Adnã Ionara, Ms. Daniel Alves e Ms. Luciano Tavares . A ação compôs a programação do Festival Kwanzaa - Escrevivências , evento que celebrou Dra. Conceição Evaristo como titular da catédra Olavo Setubal no Insitituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). O festival foi possível pela parceria entre esse instituto, a Fundação Itaú , o Grupo de Estudos em Escrevivência e a Fundação Tide Setubal.
13 a 15 de dezembro de 2023.
Da esquerda para direita: Daniel Alves, Alessandra Augusta, Conceição Evaristo, Kétila Flor, Deise de Brito (Arquivos de Okan) e Luciano Tavares.
5. Obras
5.1 Maladros
Proposta artística a partir das conexões entre as corporeidades da atriz Jospehine Baker e do ator Grande Otelo. Constituiu três experimentações, uma delas realizada na Casa de Teatro Documentário em 2014.
Elenco: Rafael Lemos, Talita Bonfim, Vânia Santos e Deise de Brito
Orientação: Deise de Brito
Foto: Acervo do Núcleo Vênus Negra
5.2 Rede
A obra mergulha em referências dos universos da pesca artesanal, da migração e da sobrevivência em grandes cidades para tecer tramas corporais que unem memórias, afetos e narrativas - a partir da história de Aureliano Ferreira Campos, avô de Talita Bonfim, uma das ex- integrantes do Núcleo. Estreou em outubro de 2016, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
Solo com Talita Bonfim
Cenário de Dalila D´Cruz
Direção de Deise de Brito
Foto: Dalila D' Cruz
5.3 Ensaio para estratégias 1 (Diamantina-MG)
Vídeo que consiste no primeiro ciclo do ensaio de interrogações a respeito de becos e estratégias. Nesse primeiro trabalho, a experiência de movimentar perguntas em Diamantina – MG porque lugares plantam memórias no corpo.
Concepção: Deise de Brito
Criadora-intérprete: Deise de Brito
Captura de imagens: Deise de Brito e Kleber Lopes
Edição: Joana Chaves
OBS: O vídeo está disponível para apreciação na sessão Lugares e canal do youtube.
Maio de 2023
5.4 Ensaio para estratégias 2 (União dos Palmares - AL)
Vídeo que consiste no segundo ciclo do ensaio de interrogações a respeito de becos e estratégias. Nesse segundo vídeo, o fragmento de uma experiência misturada de sensações no eterno Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.
Concepção: Deise de Brito
Participação: Maria de Lourdes Bispo dos Santos e Nicole dos Santos Brito
Captura de imagens: Deise de Brito
Edição: Joana Chaves
OBS: O vídeo está disponível para apreciação na sessão Lugares e canal do youtube.
Julho de 2023
5.5 Ensaio para estratégias 3: é ensaio ou rascunho? ( Tiradentes - MG)
Nesse terceiro ciclo do ensaio de interrogações, a respeito de becos e estratégias, retorna-se a Tiradentes - MG . Lugar semente desse processo e seus ciclos. (…)Pergunta-se aos locais, nomeados de becos dos escravos, qual caminho vem se construindo: um corpo em estado de rascunho ou um corpo em estado de ensaio?
Concepção: Deise de Brito
Criadora-intérprete: Deise de Brito
Participação: Juliana Yadê (canto)
OBS: O vídeo está disponível para apreciação na sessão Lugares e canal do youtube.
Agosto de 2023
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