Intraduzível?
Deise de Brito
Espetáculo: Unwanted
Compagnie Kadidi
Países: França e Ruanda
Data: 21 de setembro de 2018
Local: Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (Belo Horizonte - MG)
Evento: 14º Festival Internacional de Teatro - Palco e Rua - de Belo Horizonte (FIT-BH)
Texto originalmente apresentado no blog do FIT-BH/2018, compondo a prática de crítica desse evento.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Coreografia: Dorothée Munyanesa
Elenco: Holland Andrews, Kamal Hamadache e Dorothée Munyanesa
Direção Técnica: Marine Le Vey
Engenharia de Luz: Anna Geneste
Produção Compagnie Kadidi com o apoio de Anahi (www.anahiproduction.fr) (Informações retiradas do Programa do FIT-BH/2018)
Um pacote de sensações que não pode ser escrito. Talvez essa seja a melhor maneira de traduzir a experiência com “Unwanted”. No entanto, toda tradução, conforme especializades no assunto, implica num certo tipo de traição; assim, tanto o escrito como o não escrito, durante o processo de transposição sobre algo que se apreciou, são campos preenchidos de incompletudes. Neste caso, o silêncio, ou melhor, a pausa se faz necessária.
Unwanted, concebido por Dorothée Munyaneza e gestado em seu corpo ainda em 1994, quando seu país sangrava uma guerra, evidencia a ideia de que estética e política são indissociáveis. Uma possível ação no sentido contrário a essa noção é uma violação da ética, princípio precioso. Depoimentos de dor. Testemunhos de mulheres que sofreram estupros, ocorridos durante o genocídio dos Tutsis, em Ruanda. Contudo, como a artista bem colocou, em conversa com o público após o espetáculo, o estupro não é um problema africano. Nós, latines americanes, sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que essa é uma realidade histórica que a colonização nos deixou como legado.
